top of page

Revista Ensaia recebe o 3º Prêmio Yan Michalski


Recebemos na última quarta-feira, dia 11 de maio, na Sala Baden Powell, das mãos de Cecília Boal, o 3º Prêmio Yan Michalski. O prêmio é uma iniciativa da Revista Questão de Crítica, que, assim como a Ensaia, foi idealizada e formulada no âmbito do curso de Teoria do Teatro da Unirio – atualmente chamado Estética e Teoria do Teatro. Em suas duas primeiras edições, o Prêmio Yan Michalski foi entregue a espetáculos, atores, atrizes e diretores oriundos de projetos de formatura realizados em faculdades e cursos de formação profissional em Artes Cênicas do Rio de Janeiro, atuando como estímulo e homenagem a trabalhos jovens e de destaque da cidade. Este ano, contudo, a divisão em categorias se extinguiu, como explicou a revista no evento de premiação:

"Então mudamos a maneira de fazer o Prêmio Yan Michalski. Decidimos, pelo menos por enquanto, que não vamos mais separar as categorias e procurar pelas indicações e premiações que se encaixam nessas pré-determinações. É claro que já estamos sentindo falta da emoção da torcida, que tanto vibrou a arena do Espaço Sesc no ano passado.

Mas é que temos uma crise com relação às categorias. Não pensamos o teatro pelos méritos individuais, então temos que fazer um exercício imenso para destacar umas coisas das outras. Mas o trabalho que dá não é a questão. A questão é que o nosso trabalho é outro. Sentimos que precisamos olhar para as obras, para os projetos e para as realizações, mais que para as tecnicalidades. Principalmente se estamos tratando de um teatro em formação, que não tem a devida autonomia de produção para explorar suas linguagens mais autorais.

Tendo em vista que o Prêmio Yan Michalski é um prêmio de uma revista, entendemos que já estava na hora de lançar o olhar para este belo projeto que é a Revista Ensaia, que recebe agora o 3º Prêmio Yan Michalski. Nós, como eles, viemos do curso de Teoria do Teatro da UNIRIO, que hoje se chama Estética e Teoria do Teatro. Nós, da Questão de Crítica, encontramos inspiração e exemplo na revista Ensaio/Teatro, projeto do Yan Michalski – não à toa esse prêmio carrega o nome dele: queremos levar adiante o seu legado – assim como nos inspiramos com a Folhetim, do Teatro do Pequeno Gesto e da Fátima Saadi, que foi aluna do Yan.

Aos poucos e a cada geração, vamos nos juntando para assumir a responsabilidade sobre o que se fala e sobre como se fala sobre teatro. Identificamos na iniciativa da Revista Ensaia um gesto afetuoso de teatro, bem como um trabalho consequente de autoformação e de diálogo com o teatro do seu tempo.

Da esquerda para a direita: Diego Reis, Raquel Tamaio, Rodrigo Carrijo, Ana Cecilia Reis, Mayara Yamada e Cecília Boal (Foto: Francisco Costa)

Por isso escolhemos essa iniciativa para receber a premiação desse ano de 2016, mesmo que o projeto ainda esteja nos seus primeiros anos. Como tudo no teatro que se faz no Brasil, precisamos de muito fôlego, desde o início –sobretudo no início. Identificando nossos pares e as redes que formamos nas raízes dos nossos projetos, quem sabe não conseguimos multiplicar as fontes de oxigênio?

Com amor,

Equipe Questão de Crítica"

O recebimento deste prêmio foi um momento de rara e estranha felicidade, diante da gravidade do que estamos vivendo. Gostaríamos de agradecer imensamente à Revista Questão de Crítica pela iniciativa – somado ao Prêmio Questão de Crítica, entregue no mesmo dia, o que tivemos foi um potente encontro de forças e de celebração. É sempre bom notar que não estamos sozinhos, e mais, que somos mais fortes juntos.

Obrigadx também a todos os que fazem ou já fizeram parte deste projeto de alguma forma: nossos colaboradores, nossos professores, nossos revisores, nossos amigos, nossos leitores. Nosso próximo número está no forno e sai no mês que vem!

posts em destaque //
posts recentes //
arquivo //
tags //
bottom of page