orientações para submissão de originais

conheça as seções

 

1. disposições gerais

1.1. a composição de cada número da ensaia é realizada por meio da seleção de trabalhos recebidos via chamada, de trabalhos produzidos por seu corpo editorial, e/ou de trabalhos de autores ou autoras convidados(as) pelos editores.

1.2. o período de chamada ocorre, em geral mas não como regra, entre 30 e 60 dias após o lançamento de cada edição. sua divulgação é realizada por meio da página da revista no facebook e igualmente neste site.

1.3. todos os trabalhos submetidos para avaliação deverão ser preferencialmente inéditos.

1.4. os originais deverão ser enviados por e-mail (revistaensaia@gmail.com) e estar sempre acompanhados do formulário de autorização (baixe aqui), devidamente preenchido e assinado, assim como de uma foto do(a) autor(a) e de uma minibiografia (breve parágrafo em torno de sua formação, campo de atuação, ex. de trabalhos realizados etc.). 

1.5. não há limite de páginas ou caracteres. 

1.6. os editores se reservam o direito de sugerir aos autores modificações relativas à forma de apresentação dos trabalhos enviados.

1.7. depois de submetidos ao conselho editorial e analisados juntos aos editores, os trabalhos poderão ou não ser aceitos. os trabalhos não aceitos receberão um breve parecer, por e-mail, do corpo editorial.

1.8. o obedecimento às orientações das cláusulas 2 e 3 poderá flexibilizar-se de acordo com as especificidades de cada trabalho.

2. textos

2.1. citações dentro de parágrafos devem estar entre aspas. Citações destacadas dispensam aspas, devendo apresentar-se em fonte de número 2 vezes menor que a do corpo do texto.

2.2. respeitar o seguinte formato para citações no texto: o autor deve ser citado entre parênteses por seu sobrenome, separado por vírgula da data de publicação. Quando for necessário especificar a(s) página(s), esta(s) deverá(ão) aparecer depois da data, separada(s) por vírgula, p. Ex: (AGAMBEN, 2012, p. 27).

2.3. indicar sempre que houver referências diretas a ideias, conceitos ou obras de outros autores.

2.4. a menção a títulos de quaisquer trabalhos no corpo do texto deve aparecer em itálico, acompanhada do ano de publicação (no caso de livros) ou ano de realização (no caso trabalhos visuais, por exemplo). ex.: "Em determinado trecho de Mínima moralia (2008) de Adorno, lê-se que..."; "Caminhando (1964) de Lygia Clark marca a transição entre...". 

2.4. todas as as referências – presentes por meio de citação de trechos, ideias ou menção de títulos – devem ser especificadas ao final do texto por meio da inclusão de referênciasreferências bibliográficas.

2.5. respeitar o seguinte formato para os títulos da bibliografia: Sobrenome do autor, nome. Título do livro (em negrito). Cidade de publicação: Editora, data da publicação. ex.: ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. Trad. Teixeira Coelho. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

3. arquivos sonoros, visuais ou audiovisuais

3.1. enviar imagens ou figuras em arquivos separados. indicar, no corpo do texto, a localização da imagem.

3.2. as imagens enviadas devem estar em formato JPG ou JPEG, com qualidade mínima de  1 MB, com créditos.

3.3. hospedar arquivo em plataforma online e enviar o link (Ex.: youtube, vimeo, soundcloud). 

3.4. caso o trabalho seja aprovado para publicação, enviar o arquivo original ao e-mail da revista (revistaensaia@gmail.com) por meio do WeTransfer (https://wetransfer.com).

embora não tenhamos uma definição última para cada seção, há nelas determinadas especificidades que, talvez, possam ser definidas da seguinte maneira: 

 

PRÓLOGO

espaço de livre apresentação e articulação, pelos editores, do arranjo de trabalhos publicados em cada número. algo entre o editorial e o comentário.

 

ENSAIO

seção voltada à publicação de ensaios em torno de quaisquer temas relacionados à estética, às artes ou às humanidades um modo geral. 

 

LABORATÓRIO

publicamos aqui reflexões em torno de processos criativos. notas, relatos, escritos ou imagens inacabados; narrativas possíveis de trajetos investigativos; rastros, leituras de procedimentos, ações e decisões.

 

RUBRICA

seção aberta aos arquivos da criação: registros textuais, visuais ou audiovisuais que tenham contribuído na viabilização do tabalho"acabado". diários, cadernos de processo, registros múltiplos.

 

DIÁLOGO

a seção diálogo coloca sempre dois trabalhos em relação. de modo geral (mas não como regra), um artista é convidado pelos editores a responder de forma inteiramente livre ao trabalho de um outro artista. o diálogo pode se dar por meio de um texto, de um comentário crítico, de uma imagem, de um novo trabalho ou de um trabalho pré-existente, por exemplo – quaisquer formas de interlocução que possibilitem a criação de um diálogo produtivo e potencialmente instigante.

 

LÍNGUA

seção dedicada a traduções ou legendagens (de poemas, vídeos, ensaios, peças, entrevistas, diários), assim como outros trabalhos que se relacionem de algum modo com questões de tradução e linguagem. 

 

PEÇA

peças teatrais, peças não-teatrais, peças anti-teatrais, roteiros. de textos a imagens, áudios, videotextos ou gifs. 

 

COMPANHIA

seção dedicada a conversas e entrevistas com artistas, pesquisadores, escritores, editores, professores, cineastas, contrarregras, figurinistas, cenógrafos, compositores, musicistas; com profissionais ou amadores, em síntese, cuja prática é marcada em algum grau pela experimentação e pelo risco.

chamadas

não há chamada aberta no momento. 

 

contato (ou envie-nos um e-mail para revistaensaia@gmail.com)

© 2019 por Revista Ensaia

// Caso esteja visualizando páginas desconfiguradas ou desalinhadas, verifique se seu browser está atualizado ou tente o acesso por meio de outro browser //