Hotel Verlaine

Matheus Magalhães Simões

A presente série fotográfica foi realizada em meados de 2012 no prédio do Hotel Verlaine, na região do porto do Rio de Janeiro. O prédio, seu entorno e seus frequentadores compõem, com o tom de requinte de uma outra época e de uma decadência atual, o registro de uma noite passada no hotel. Uma semana após a realização da série, as obras de "recuperação" e "revitalização" foram inciadas através do projeto Porto Maravilha, num processo intenso de gentrificação que levou à remoção de moradores locais e intensificou o descaso com as origens identitárias da área. O Hotel Verlaine ainda mantém suas atividades, resistindo até hoje ao descaso do poder público.

Matheus Magalhães Simões vive e atua no Rio de Janeiro. É graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e editor do zine Galuboiy, que mistura erotismo com textos inéditos, em sua maioria traduzidas por ele.

© 2019 por Revista Ensaia

// Caso esteja visualizando páginas desconfiguradas ou desalinhadas, verifique se seu browser está atualizado ou tente o acesso por meio de outro browser //