Vestido

Fotomontagem/ativismo. 2014-2015.

A performance foi realizada em quatro etapas: dia 20 de outubro de 2014 e dias 14, 15 e 19 de maio de 2015, sendo que a ação funciona como um estudo sociopolítico específico, cujo ambiente corresponde a uma mesma via de dois nomes da cidade do Porto, situada entre a Torre dos Clérigos e a igreja de Santo Ildefonso. O título deste trabalho remete tanto ao objeto de estudo, o vestido (adorno considerado feminino em uma cultura heterocentrada), quanto à pessoa do gênero masculino que encontra-se coberta por um traje, vestida ou agasalhada por algum indumento. A regra estabelecida foi que, ao conseguir provar cada vestido, eu faria um autorretrato (selfie) com o traje diante do espelho e, caso eu não conseguisse realizar o meu objetivo, fotografaria o vestido exposto na vitrine. Através de um celular, captei áudio (que serviu unicamente como objeto de análise) e as fotografias que compõem o dispositivo final.

 

Tales Frey é artista performático, videoartista, crítico de arte e encenador. Possui graduação em Direção Teatral pela UFRJ, Lato sensu em Práticas Artísticas Contemporâneas pela Universidade do Porto, mestrado em Teoria e Crítica da Arte pela Universidade do Porto e, atualmente, está em fase de conclusão de um doutorado em Estudos Teatrais e Performativos pela Universidade de Coimbra, onde desenvolveu a tese-projeto (Practice-led Research) Performance e Ritualização: Moda e Religiosidade em Registros Corporais. Apresentou trabalhos artísticos na Argentina, no Brasil, no Canadá, na China, em Cuba, nos Estados Unidos da América, na Inglaterra, na França, na Alemanha, na Malásia, no México, na Polônia, no Peru, em Portugal, na Sérvia, na Suécia e na Tailândia. É membro fundador da revista eletrônica Performatus e da Cia.Excessos, além de autor do livro Discursos críticos através da poética visual de Márcia X e organizador, com Paulo Aureliano da Mata, da catalogação Evocações da Arte Performática (2010-2013).

© 2019 por Revista Ensaia

// Caso esteja visualizando páginas desconfiguradas ou desalinhadas, verifique se seu browser está atualizado ou tente o acesso por meio de outro browser //